Instruções de Uso

Você sabia que usando seus absorventes internos PanVel está ajudando o meio ambiente?

Precauções e cuidados antes de usar o absorvente interno

Antes de usar o produto, leia atentamente as instruções e precauções do instrutivo que
você pode encontrar no link da embalagem ou nesta página.
Não compre se a embalagem estiver aberta.
Mantenha fora do alcance de crianças.
Mantenha em local fresco e arejado.

1

Certifique-se de sempre lavar bem as mãos com água e sabão em abundância antes deinserir ou remover o absorvente interno.

2

Remova o absorvente interno de sua embalagem protetora e puxe com firmeza o cordão de remoção de modo que fique pendurado.

3

Verifique que ambos os fios do cordão de remoção estejam amarrados com um nó e firmemente atados. (Caso contrário, descartar o absorvente interno).

4

Sentada ou em pé, após encontrar a posição mais confortável para você, segure o absorvente interno colocando seu dedo indicador na pequena cavidade na base onde o cordão de remoção está localizado.

5

Separe suavemente as dobras cutâneas (lábios) ao redor da vagina e coloque a ponta do absorvente interno dentro do orifício vaginal. Empurre suavemente o absorvente interno para o interior da vagina (para cima e ligeiramente para trás), tendo o cuidado de manter sempre o cordão de remoção do lado de fora. Inicialmente você pode sentir alguma
resistência, o que é normal. Continue tentando.
O absorvente interno deve ser inserido até que você já não o sinta, isso significa que ele está no lugar. Os absorventes internos possuem um revestimento que faz com que
deslizem suavemente tanto durante a inserção como durante a remoção.

6

Para remover o absorvente interno, com as mãos bem lavadas, encontre novamente a posição na qual você se sinta mais confortável. Puxe o fio para baixo com suavidade e firmeza. Se você sentir resistência, não se preocupe, isso é normal, o cordão de remoção não se soltará.

Descarte o absorvente interno após o uso. O absorvente interno deve ser trocado após 4 ou 5 horas de uso (máximo 8 horas), dependendo da intensidade do fluxo menstrual.

Precauções e advertências

Não existem contraindicações para o uso de absorventes higiênicos internos. Peça conselhos a seu ginecologista.

• Não tente inserir e remover o mesmo absorvente interno várias vezes. Se você não conseguir inserir o absorvente interno corretamente, tente com outro absorvente.
• Se você notar qualquer reação desfavorável, suspenda o uso. Em todos os casos, consulte seu médico imediatamente.

• Descarte o absorvente interno após o uso.
• Se o absorvente interno cair no chão quando você estiver tentando inseri-lo, descarte-o e use um novo.

O que você precisa saber sobre a SCT:

A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma infecção grave, mas rara. A SCT é causada por toxinas produzidas pelas bactérias Staphylococcus Aureus que são comumente encontradas na pele, no nariz e na vagina.

A SCT pode ocorrer em homens, mulheres e crianças. Nos Estados Unidos, onde 65-75% das mulheres usam absorventes internos, os centros de controle de doenças relatam uma incidência anual de 0,0005%, (aproximadamente apenas 5 mulheres por milhão) em que menos da metade ocorre em mulheres que menstruam e usam absorventes internos.
Embora a SCT seja muito rara, é melhor saber sobre ela a fim de agir se você achar que pode chegar a apresentá-la em algum momento.
A SCT é uma doença que pode ser reconhecida e tratada de forma eficaz. O reconhecimento dos sintomas e o tratamento precoce é muito importante.

A seguir, uma lista de sintomas a serem observados:
Febre alta repentina (39 graus centígrados ou mais), vômitos, diarreia, erupções similares a queimaduras solares, tonturas, dores musculares, desmaios ou sensação de desmaio ao se levantar. Pode ser que nem todos os sinais estejam presentes, apenas alguns.

Em estágios mais avançados da doença, pode ocorrer a descamação da pele. A SCT pode ocorrer a qualquer momento durante ou logo após a menstruação. Pode progredir rapidamente de sintomas semelhantes aos da gripe para os de uma doença grave que pode ser fatal. Se você apresentar um ou mais destes sintomas, retire imediatamente o absorvente interno e consulte seu médico.

 

Diga ao seu médico que você tem usado um absorvente interno e que está preocupada com a SCT. Você deve falar com seu médico antes de retomar o uso dos absorventes internos caso você já tenha apresentado sintomas de SCT no passado.

Você pode reduzir a SCT menstrual usando um absorvente interno com a absorção mínima necessária para atender às suas necessidades e trocando-o regularmente a cada 4-8 horas. Isto também pode acontecer com outros elementos de proteção feminina, não é exclusivo dos absorventes internos.

A melhor maneira de evitar a SCT é com uma ótima higiene íntima, pois as bactérias geralmente não costumam vir no absorvente interno que é produzido em um ambiente de extrema higiene com condições de pureza muito altas, mas normalmente estão nas partes íntimas quando não se tem uma higiene adequada.

Os produtos higiênicos que afirmam absorver mais de 8 horas e são deixados no lugar por mais tempo aumentam exponencialmente a possibilidade de SCT. Os absorventes internos lhe dão a segurança de que levam muitos anos de estudos científicos demonstrando que são seguros se você mantiver uma boa higiene e trocá-los a cada 4-8 horas.

Nossa fibra é 100% biodegradável, livre de dioxinas e sustentável
com o meio ambiente, certificada pelo PEFC™

%

Compostável no solo

%

TCF (livres de compostos de cloro)

%

USDA Biobase (fontes renováveis)

%

ADM (livre de derivados de animais)

Nosso algodão é 100% natural (biodegradável) sem fibras sintéticas

O tecido não tecido —que é o único componente que não se pode qualificar como biodegradável posto que sua decomposição precisa entre 20 e 40 anos aproximadamente segundo as condições, e que só representa aproximadamente 2% do absorvente interno— é equivalente (em gr.) aproximadamente a só 0,003 do peso de um coletor menstrual de 17 gr. de silicone, que leva centos de anos para se decompor e praticamente nunca vai se biodegradar nem integrar totalmente com a terra. Os absorventes internos que afirmam “poluir” são só aqueles que utilizam aplicadores plásticos e/ou recobrimentos plásticos pesados, fios sintéticos e/ou tecidos não tecidos mais grossos e densos não biodegradáveis.